Debates sobre tecnologia e ética na saúde
A telemedicina e a cirurgia robótica são evidências claras de como a tecnologia tem se inteirado do ambiente médico. No entanto, o impacto da inovação na saúde é muito mais abrangente. Para discutir os recentes avanços nesse campo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, no dia 26 de novembro, o “I Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde e Medicina” na sede da instituição em Brasília. O evento é voltado para médicos e profissionais da área tecnológica.
“Sem dúvida, as novas tecnologias têm elevado a qualidade da assistência prestada à população. Contudo, é crucial examinarmos se as questões éticas e normativas estão acompanhando essas inovações. Também precisamos ter uma visão voltada para o futuro, considerando como os desdobramentos tecnológicos poderão impactar a relação médico-paciente”, destaca o 1º secretário do CFM e coordenador de Informática da entidade, Hideraldo Cabeça.
Leia também: I Fórum de Tecnologia da Informação em Saúde: Impactos e Futuro da Medicina
Fonte: cidaderecife.com.br
Programação do Fórum
A programação do Fórum começará com a conferência “O uso da tecnologia em saúde e seu impacto no exercício da medicina”. Em seguida, o painel “Desafios éticos da saúde digital” trará à tona temas relevantes como “Limites da tecnologia na relação médico-paciente”, “Impacto da telemedicina na humanização do atendimento” e “Como equilibrar inovação e ética médica?”.
Outro painel importante abordará “A formação do médico na Era Digital”, discutindo tópicos como “Currículo médico: Competência digital na formação”, “O ensino da tecnologia sem perder a essência da medicina” e “Perspectivas para o futuro da profissão”, além do “Uso de Inteligência Artificial no diagnóstico e na decisão clínica”.
O último painel da manhã será dedicado ao tema “Segurança de Dados e LGPD na Saúde”, que será subdividido em subtemas como “Proteção de dados: ética e privacidade”, “Interoperabilidade dos sistemas e prontuário eletrônico” e “Compartilhamento de dados na Saúde Suplementar”.
Inovação e o futuro da saúde digital
As atividades da tarde terão início com a conferência “Saúde conectada: integração, informação e inteligência a serviço do paciente”. Na sequência, o painel “Inovação na saúde: realidade e futuro” abordará questões como “IA e inovação: impacto na gestão da saúde”, “Cirurgia Robótica”, “Uso de Avatares na medicina” e “Tecnologias emergentes em saúde”.
Para encerrar o 1º Fórum de Saúde Digital do CFM, um painel será dedicado ao tema “O futuro da saúde digital no Brasil”, onde serão apresentadas as visões do legislativo, judiciário, executivo e do CFM sobre a implementação das novas tecnologias no setor de saúde.
“Reuniremos representantes dos médicos, das instituições de saúde, de agências reguladoras e empresas de tecnologia, além de palestrantes internacionais. O objetivo é debater questões que tangenciam a rotina do médico e que podem ter um impacto significativo na profissão no futuro”, finaliza Hideraldo Cabeça.