Projeto Inovador da Ufes Foca na Integração Comunitária
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi selecionada para participar do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, conhecido como AfirmaSUS, do Ministério da Saúde. A instituição obteve a 19ª posição entre 124 propostas enviadas em todo o Brasil e irá desenvolver o projeto intitulado “Participação: Estratégias de Formação Interprofissional e Popular em Saúde no SUS“.
Este projeto tem como principal meta fortalecer a conexão entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade, promovendo uma formação crítica em saúde e atuando diretamente em áreas vulneráveis da Região Metropolitana de Vitória. A proposta visa contribuir para o combate às desigualdades raciais, de gênero e sociais que afetam esses locais.
O projeto se posiciona como um eixo fundamental na formação em saúde da Ufes, ao reconhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) não só como um modelo de atenção, mas também como um projeto civilizatório que exige um comprometimento ético e político dos seus profissionais. A estratégia central se baseia na Educação Popular em Saúde, buscando desmantelar a fragmentação curricular e valorizar os saberes comunitários e a participação social.
Leia também: Sesab e Ministério da Saúde: Fortalecendo a Auditoria no SUS da Bahia
Leia também: MAPA se destaca em evento da COP30 sobre governança e sustentabilidade na economia climática
Fonte: curitibainforma.com.br
Envolvimento da Comunidade e Estudantes
Segundo Wallace Vargas, estudante de Fisioterapia da Ufes e preceptor do projeto, “a iniciativa envolverá cerca de 500 estudantes universitários. As atividades incluirão vivências em comunidades populares, oficinas, produção de mídias populares e seminários interprofissionais”.
Com um período de execução de 24 meses, o projeto deve começar em dezembro e será coordenado por um Grupo de Aprendizagem, que contará com dez estudantes bolsistas, cinco voluntárias, um orientador de serviço, um tutor docente e um preceptor. Esta equipe foi escolhida pela Comissão Local de Acompanhamento (CLAA), que faz parte da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes).
Leia também: Agenda Imperdível: Festa Awake e Festival de Música Erudita Agitam a Grande Vitória
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Leia também: SSP Implementa Medidas de Segurança Especial para o Enem na Bahia
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Parcerias Interinstitucionais
A implementação do projeto também envolve uma ampla colaboração interinstitucional, que inclui não apenas a Ufes, mas também as secretarias municipais de Saúde da Grande Vitória, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), e movimentos sociais, como a Central de Movimentos Populares (CMP) e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes).
Uma Nova Abordagem na Educação em Saúde
Dentre as ações inovadoras do projeto, destaca-se a abertura da universidade à comunidade, com a realização de atividades direcionadas a adolescentes, jovens e líderes comunitários em espaços institucionais da Ufes. O intuito é reforçar o caráter público da Universidade, fortalecer o sentimento de pertencimento social e enriquecer o ambiente acadêmico com os saberes aportados pelos territórios.
Wallace Vargas também acrescenta que “o projeto Participação é um avanço significativo na conscientização sobre a responsabilidade social da Ufes. Ao unir o conhecimento acadêmico com a sabedoria popular dos territórios, formamos profissionais mais humanos, críticos e comprometidos com a equidade no SUS. Essa é uma via de mão dupla que não apenas enriquece a Universidade, mas também fortalece a defesa da vida em nossa sociedade”.
