Iniciativa da ACB para Fortalecer o Diálogo com Empresários
A Associação Comercial da Bahia (ACB) começou 2024 reafirmando um dos pilares de sua gestão: a escuta ativa do empresariado. Nesse sentido, a entidade lançou uma pesquisa direcionada aos empresários baianos, com o intuito de identificar temas prioritários, desafios cotidianos enfrentados nos negócios, expectativas e principais obstáculos que influenciam o ambiente empresarial.
As respostas obtidas por meio dessa pesquisa servirão como base para definir pautas, debates, iniciativas e ações institucionais da ACB ao longo do ano. O objetivo é promover uma atuação mais integrada à realidade do setor produtivo e às necessidades concretas dos empreendedores.
Para Isabela Suarez, presidente da ACB, ouvir os empresários é fundamental para garantir a representatividade e a eficácia das ações da entidade. “A ACB é feita por empresários e para empresários. Ouvir quem está na ponta, entender suas dificuldades, expectativas e prioridades é o caminho para construir uma atuação institucional forte, coerente e alinhada com a realidade do mercado”, ressaltou Isabela. Ela ainda convidou os associados a aproveitarem o recesso de carnaval para participar da pesquisa.
A participação dos empresários é considerada estratégica para orientar a agenda da ACB e fortalecer o diálogo com o poder público e outras instituições. Tereza Paim, empresária do ramo de Gastronomia, comentou: “Vejo a ACB como uma entidade de forte representação dos empresários baianos, com grande articulação e posicionamento adequado ao que queremos do nosso país.” Para ela, a representatividade é crucial, especialmente diante da mudança tributária que se apresenta como um grande golpe ao empresariado, além da necessidade de um posicionamento firme nas discussões sobre cidadania, educação e práticas governamentais que muitas vezes são equivocadas.
Ademar Lemos Passos, presidente do grupo LemosPassos e associado há 20 anos à entidade, também expressou suas expectativas em relação à ACB. Ele disse que espera “mais estratégia para meu setor e uma análise das consequências da nova reforma tributária”.
Com essa iniciativa, a ACB se posiciona como um ator relevante na defesa dos interesses dos empresários baianos, buscando sempre um diálogo aberto e construtivo.
