Um Espaço de Diálogo e Aprendizado
Nos dias 5 a 7 de novembro de 2025, a Escola de saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em Fortaleza, foi palco do 5º Encontro Estadual da Rede Saúde Escola (Rese). Com a proposta de discutir a equidade e inovação na Educação Permanente em Saúde (EPS), o evento mobilizou cerca de 250 participantes, incluindo docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.
Segundo José de Castro, sociólogo e articulador do Núcleo Municipal de Educação Permanente (Numeps) de Bela Cruz, sua presença em todas as edições do encontro revela a importância das experiências compartilhadas. “Esses debates são fundamentais para quem atua na saúde pública. Essa discussão precisa se estender além deste encontro”, afirmou ele, enfatizando o impacto das trocas de conhecimento.
A coordenadora da Rese, Ana Paula Brilhante, também destacou a relevância do evento, ressaltando seu caráter integrador. “Devemos olhar para o desenvolvimento dos nossos processos ao longo do ano, sempre focando na transformação das práticas de trabalho e de educação na saúde nos municípios do Ceará”, disse.
Equidade e Inovação na Saúde Pública
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A conferência de abertura do encontro foi conduzida pela assessora técnica do Ministério da Saúde (MS), Bianca Lopes. Durante sua apresentação, ela trouxe à tona a importância de práticas de equidade e inovação dentro do sistema público de saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído por pessoas e para pessoas. Não adianta ter políticas e normativas se não estamos engajados com os profissionais e trabalhadores da saúde”, destacou Bianca.
Maria Liliane Mororó, nutricionista e ex-aluna da especialização em Saúde Pública da ESP/CE, apresentou três pesquisas relacionadas às políticas de equidade e inovação na saúde. Para Suzyane Barcelos, diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, o Encontro Estadual é uma excelente oportunidade para que profissionais e pesquisadores tomem a frente, baseando-se nas práticas que realizam em seus campos de atuação.
Mostras Científicas e Reconhecimento
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O evento também contou com espaços para apresentações científicas, parte das agendas do 3º Seminário Cearense de Trabalho e Educação na Saúde e da 5ª Mostra em Educação Permanente em Saúde. Ao todo, foram aprovados 160 trabalhos em diversas modalidades, incluindo comunicações orais, pôsteres eletrônicos e rodas de conversas. As quatro melhores produções foram reconhecidas no encerramento do evento, refletindo o alto nível de pesquisa e dedicação dos participantes.
Mais do que simples cursos ou treinamentos, a Educação Permanente em Saúde (EPS) representa um processo contínuo de aprendizado coletivo, valorizando o saber individual e promovendo transformações significativas nos serviços de saúde. Esse modelo é baseado em desafios reais enfrentados pelos profissionais e, através do compartilhamento de experiências, busca aprimorar a qualidade do cuidado oferecido à população.
