Uma Revisão Final Acessível para Todos
A inclusão e a acessibilidade foram os destaques da maior revisão final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada no Brasil. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), ocorreu nesta sexta-feira, dia 7. A iniciativa assegurou a participação de estudantes com necessidades especiais, oferecendo um conteúdo de alta qualidade e o suporte de profissionais capacitados, com o intuito de otimizar a preparação dos alunos nessa fase crucial.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, enfatizou a relevância da inclusão na educação pública, especialmente em um momento tão decisivo como a preparação para o Enem. “Quando falamos de acessibilidade, não nos limitamos a rampas ou elevadores, que são aspectos essenciais, mas, sobretudo, à capacidade de inserção. É fundamental que o estudante se sinta acolhido em um ambiente que favoreça sua compreensão e participação plena”, declarou o secretário.
Leia também: Lobista Relacionado à Emenda da Moriá Recebe Título de Cidadão Benemérito de Brasília
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Aprova Juazeiro: Prefeitura Oferece 200 Vagas para Aulões Pré-Enem
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Um marco importante dessa iniciativa foi a parceria estabelecida, pela primeira vez, entre a Seed e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). Aproximadamente 20 alunos do Ipaese, acompanhados por intérpretes, participaram do evento ao lado de estudantes da rede estadual que pertencem à comunidade surda, garantindo condições equitativas de acesso ao conteúdo.
O Ipaese se destaca como a única escola bilíngue do estado e a primeira na região Nordeste a oferecer toda a Educação Básica voltada para surdos. Ana Beatriz Casado, aluna do Ipaese, compartilhou sua empolgação: “É a primeira vez que venho a este lugar e estou muito animada. Espero absorver ao máximo as informações, aprender o que falta e aproveitar todas as dicas e estratégias para a prova. Este é um momento crucial”, disse.
A Experiência de Estudantes com Necessidades Especiais
O reconhecimento da eficácia da política de inclusão foi evidente na fala de Rafael Alves, estudante autista da 3ª série do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e do Pré-Universitário de Nossa Senhora do Socorro. Ele compartilhou sua vivência durante o processo de preparação para o Enem, ressaltando o acolhimento recebido. “Senti-me acolhido e bem tratado. Os coordenadores e professores estavam cientes das minhas necessidades e se esforçavam para melhor meu aprendizado e conforto. Sempre me senti bem recebido”, revelou.
A política de inclusão da Seed se reflete em ações concretas que buscam garantir a participação de todos os estudantes. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, destacou que o aumento na participação de estudantes com necessidades específicas é resultado de um esforço contínuo de acolhimento. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, de uma conquista que visa fortalecer a confiança dos alunos na realização das provas”, afirmou a diretora.
Um Futuro Mais Inclusivo
Ao investir em acessibilidade plena, o Governo de Sergipe não apenas cumpre seu compromisso social e legal, mas também promove a equidade de oportunidades. A maior revisão final do Enem se configura, portanto, como uma chance real para que todos os estudantes possam escrever suas histórias em busca de um futuro no ensino superior. O compromisso com a inclusão é um passo significativo para garantir que nenhuma voz fique de fora do processo educacional.
Fotos | Ascom Seed
