Ângelo Miguel é um exemplo de superação e conquista
O jovem Ângelo Miguel da Conceição Santos de Jesus, de apenas 13 anos, se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2025 ao conquistar duas medalhas de ouro. Aluno do 7º ano do Colégio Municipal Cleusa da Conceição Arão, em Amélia Rodrigues, que fica a cerca de 30 km de Feira de Santana, Ângelo se tornou uma referência para outros estudantes da Bahia ao ser premiado nas categorias estadual e nacional.
Essa vitória é o resultado do empenho do estudante, que já havia se destacado em 2024 ao conquistar a medalha de bronze na Obmep nacional e a medalha de prata na etapa estadual. O reconhecimento não veio por acaso: seu esforço e dedicação foram fundamentais para alcançar o maior prêmio da competição.
A diretora da instituição, Adenilda Freitas, expressou seu orgulho pelo desempenho do aluno. ‘Desde que Ângelo entrou aqui, ele tem nos surpreendido. É um aluno exemplar, sempre participativo e dedicado aos estudos. Eu estive presente nas provas e ele me disse: ‘dessa vez eu vou atrás do ouro’. Foi realmente um orgulho imenso para nós’, relatou a diretora.
A secretária municipal de Educação, Gilmara Belmon, também parabenizou Ângelo e destacou o trabalho coletivo realizado no município. ‘A Obmep é um projeto nacional promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O nosso aluno, Ângelo Miguel, é um motivo de orgulho, pois reflete o esforço conjunto entre alunos e professores, que participam de oficinas, gincanas e atividades voltadas para o aprendizado da matemática’, comentou a secretária.
O impacto do prêmio na comunidade escolar
A coordenadora pedagógica do colégio, Graziella Vasconcelos, ressaltou que a conquista de Ângelo valida o trabalho pedagógico realizado pela equipe. ‘No ano passado, Ângelo se comprometeu a conquistar o ouro em 2025, e ele cumpriu sua promessa. Essa conquista não é apenas dele, mas de toda a escola e aumenta a autoestima da comunidade escolar’, celebrou Graziella.
A coordenadora também comentou sobre a metodologia aplicada nas aulas de matemática. ‘Aqui, não focamos apenas em fórmulas e cálculos. Trabalhamos com atividades que estimulam o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos alunos. É gratificante saber que essa vitória poderá inspirar todos os estudantes’, completou.
Além de Ângelo, diversos outros alunos da rede pública e particular da Bahia também se destacaram na Obmep 2025, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze. Municípios como Feira de Santana, Ipirá, Serra Preta, Riachão do Jacuípe e Rafael Jambeiro tiveram representantes premiados. Os resultados completos podem ser consultados no site oficial da competição.
Alunos premiados na Obmep 2025
Medalha de ouro: Ângelo Miguel da Conceição Santos de Jesus – Colégio Municipal Cleusa da Conceição Arão – Amélia Rodrigues (BA).
Medalha de prata: Luis Arthur de Oliveira Santos – Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes – Feira de Santana (BA); Eduardo da Conceição Cerqueira – IFBA – Campus Feira de Santana – Feira de Santana (BA); Everson Rios dos Santos Filho – Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio – Feira de Santana (BA); Cauã Albino de Souza – Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho – Feira de Santana (BA); Yurguis Vitório Matos Chistova – CETI Prof. Arismário Sena Ferreira – Ipirá (BA); Hernanes Dias Barbosa – Colégio Estadual Renato Medeiros Neto – Serra Preta (BA).
Medalha de bronze: Gabriel Botelho Santana – Colégio da Polícia Militar (CPM Diva Portela) – Feira de Santana (BA); Guilherme Lima Santana – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Tempo Integral) – Feira de Santana (BA); Ian Santana Rios – Colégio Professora Tecla Mello – Feira de Santana (BA); Jeovanna Aragão dos Santos Souza – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Tempo Integral) – Feira de Santana (BA); Lucas Antônio Teixeira de Sá – Escola Municipal Dr. Clóvis Ramos Lima – Feira de Santana (BA); Enzo Souza de Carvalho Santiago – Escola de 2º Grau D’Avelar Brandão Vilela – Rafael Jambeiro (BA); Edson Vinícius Silva Carneiro – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos – Riachão do Jacuípe (BA); Pietro Gustavo Almeida da Silva – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos – Riachão do Jacuípe (BA); Saulo Rafael de Oliveira – Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição – Riachão do Jacuípe (BA).
Medalha de ouro (rede privada): Maria Catarina Carneiro – Instituto Social Santa Marta – Riachão do Jacuípe (BA).
Medalha de prata (rede privada): Jônathan Aureliano de Carvalho – Colégio Nobre de Feira de Santana – Feira de Santana (BA).
Medalha de bronze (rede privada): Luciano Lima da Silva Júnior – Colégio Acesso – Feira de Santana (BA); Pedro Motta Portugal – Colégio Gênesis – Feira de Santana (BA).
