A Chegada do Claque Cultural à Bahia
A cultura goiana se EXPANDE nos palcos da Bahia com a 3ª edição do Claque Cultural, a maior maratona de arte e cultura do Brasil, organizada pelo Governo de Goiás em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc GO). Este evento, em sua proposta inovadora, terá lugar nas cidades baianas de 30 de janeiro a 31 de março de 2026, oferecendo uma programação gratuita que promete encantar o público. A iniciativa, apoiada pelo Sesc Bahia, levará uma variedade de performances, incluindo música, teatro, dança e arte circense, destacando a produção artística de Goiás em Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Porto Seguro, Salvador e Santo Antônio de Jesus.
Entre as atrações que marcarão presença no Claque Cultural na Bahia estão artistas renomados como Heróis de Botequim, Mr. Gyn, Débora de Sá, Marcelo Maia, Nila Branco e Sillas Rodrigues, além de outros talentos representativos da cena cultural goiana. Ao todo, 35 artistas e grupos subirão ao palco nas unidades do Sesc nos municípios participantes, com a programação sendo divulgada no perfil @claquecultural no Instagram.
Oportunidade de Visibilidade para Artistas Goianos
“Esta é uma oportunidade única para os artistas goianos mostrarem a riqueza de nossa produção cultural e conquistarem novos públicos, enquanto projetamos Goiás como uma referência nacional em cultura e turismo”, afirma César Moura, secretário de Estado da Retomada. Ele destaca que, com o apoio do Sesc Goiás e a parceria do Sesc Bahia, o governador Ronaldo Caiado criou uma vitrine importante para os talentos goianos e para o estado como um todo.
Marcelo Baiocchi Carneiro, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, também elogia a iniciativa. “O Claque Cultural amplia seu alcance e fortalece as conexões entre estados. Essa colaboração entre o Governo de Goiás e a Federação do Comércio de Goiás e da Bahia consolida o projeto como uma importante iniciativa cultural, promovendo encontros entre artistas e públicos de ambos os estados”, explica.
Integração e Excelência na Programação
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, enfatiza a integração das instituições que realizam o projeto. “As equipes do Governo de Goiás, Sesc Goiás e Sesc Bahia estão trabalhando em conjunto para oferecer ao público uma programação de alta qualidade, que certamente trará resultados positivos e inspirará edições futuras”, afirma.
Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio Bahia, compartilha sua satisfação em fazer parte desta parceria inédita. “Essa colaboração reafirma o papel do Sesc como uma rede nacional de promoção da cultura e do intercâmbio entre diferentes territórios. Receber artistas goianos em nossas unidades, tanto na capital quanto no interior do estado, é uma oportunidade de ampliar diálogos e fortalecer a diversidade cultural brasileira. Além disso, oferece ao público baiano acesso gratuito a uma programação sensível e plural”, observa.
Um Grande Impacto Cultural e Social
O Claque Cultural, promovido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria da Retomada e do Sesc Goiás, visa fomentar o cenário artístico, fortalecer a economia criativa e consolidar Goiás como um polo de ações culturais inclusivas e com impacto social. Nesta edição, o investimento ultrapassa R$ 21 milhões e promove mais de 1,2 mil apresentações, envolvendo cerca de 900 artistas. Em Goiás, as apresentações ocorrerão em cidades como Goiânia, Anápolis, Morrinhos, Alto Paraíso, Jataí, Caldas Novas e Jussara.
Pela primeira vez, o Claque Cultural expande sua atuação com a criação de um polo de circulação nacional, tendo seu encerramento previsto para 31 de março de 2026, com uma apresentação teatral em Porto Seguro (BA). Além do impacto cultural, a iniciativa fortalece a economia local, promovendo a contratação de estruturas locais e gerando benefícios nos setores de alimentação, transporte e hospedagem.
