Fiscalização Rigorosa da PRF em Feira de Santana
Na tarde da última terça-feira, dia 27, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma espingarda de uso permitido durante uma ação de fiscalização no km 429 da BR-116, em Feira de Santana, na Bahia. Essa operação faz parte da estratégia da corporação denominada Operação Cão de Faro, que tem como foco o combate a atividades ilícitas nas rodovias federais.
Durante a abordagem a um ônibus interestadual, que realizava a rota entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), os agentes da PRF procederam com uma vistoria minuciosa no compartimento de bagagens. Foi então que encontraram, dentro de uma mala preta, várias partes de uma espingarda desmontada, além de nove munições. O proprietário da bagagem foi prontamente identificado e, durante a continuidade da fiscalização, os policiais localizaram também o cano da arma, completando assim o conjunto.
Ao reconstituir a arma, estabeleceu-se que se tratava de uma espingarda Rossi, modelo Pombo, que é legalmente permitida. O passageiro que estava transportando a arma afirmou que a recebeu como um presente e que a levava para sua residência. Essa informação levanta questões sobre a segurança e a legalidade do transporte de armas em áreas públicas.
Em decorrência da situação, o homem foi conduzido ao Complexo de Delegacias de Sobradinho, em Feira de Santana, onde foram instaurados os procedimentos legais adequados. Ele responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, em conformidade com o Estatuto do Desarmamento, estabelecido pela Lei nº 10.826/2003.
