Visita da Secretária Roberta Santana às Obras
A secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, realizou uma vistoria nas obras do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, localizado em Valença, na última sexta-feira (30). Acompanhada pelo prefeito Marcos Medrado, a visita teve como objetivo acompanhar de perto o progresso das obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este projeto representa um investimento superior a R$ 160 milhões e terá a capacidade de oferecer 255 leitos, incluindo 30 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante a inspeção, Roberta Santana enfatizou a relevância da colaboração com o Governo Federal para a expansão da oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade na Bahia. “O Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê é essencial para o nosso estado. Este equipamento foi concebido para fortalecer a assistência hospitalar, oferecendo atendimento qualificado e humanizado, além de diminuir a necessidade de deslocamentos da população para outras regiões em busca de cuidados especializados”, declarou Santana.
Estrutura Completa para Atendimento de Saúde
O complexo hospitalar será equipado com uma maternidade que contará com 170 leitos, dos quais 20 serão destinados a UTIs, tanto adulto quanto neonatal. Além disso, o local incluirá um ambulatório, serviços de urgência e emergência obstétrica, centro cirúrgico e obstétrico, centro de parto normal, um banco de leite humano, e uma casa de apoio para gestantes, bebês e puérperas.
Em relação ao hospital, ele terá 85 leitos, sendo 10 voltados para UTI adulto. O espaço será preparado para atendimento de urgência e emergência para adultos e crianças, contará com centro cirúrgico, internação para pacientes adultos e pediátricos, e diversos serviços especializados. A inauguração do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2027, representando um marco significativo para a saúde pública na região.
