Diretrizes Práticas para o Atendimento em Saúde Mental
A Agência FAPESP informa que o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), apresentaram o ‘Guia Rápido de Saúde Mental’. Este material tem como finalidade orientar profissionais da saúde na avaliação, intervenção e encaminhamento de 15 situações comuns relacionadas à saúde mental na Atenção Primária. O objetivo é facilitar a condução de casos frequentes e proporcionar diretrizes práticas para a identificação e o manejo de pacientes com diferentes necessidades.
O CISM integra a rede de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, sendo vinculado à Universidade de São Paulo (USP) e contando com a colaboração das universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Esta publicação é fruto do projeto ‘Intervenção Educativa em Saúde Mental’, que foi realizado em parceria entre a UniFAJ e o CISM. O projeto enfocou a capacitação de profissionais da Rede de Atenção Básica no município de Jaguariúna, em São Paulo. Durante o período, foram oferecidas 18 aulas remotas, uma vez por semana, com foco na atualização de conhecimentos em saúde mental.
Com um total de 82 páginas e organizado em tópicos, o manual aborda de forma clara e estruturada diversas condições que afetam tanto crianças quanto adultos. Entre os temas, estão quadros frequentes na infância e adolescência, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e atrasos no desenvolvimento, além de condições que impactam a vida adulta, como a ansiedade.
A psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, uma das organizadoras do guia e pesquisadora do CISM, explica que “os temas cobrem desde problemas comuns na infância, como desatenção e irritabilidade, até transtornos prevalentes na vida adulta, como a ansiedade”.
A disponibilização do guia pode ser feita através do endereço mailchi.mp/cism/guiarapido, e a versão impressa, que também é gratuita, pode ser solicitada pelo e-mail comunicacao@cism.org.br.
