Alerta de Ressaca nas Praias Cariocas
Um novo alerta de ressaca está em vigor nas praias do Rio de Janeiro. A partir das 15h deste sábado (3), a previsão é de que as ondas atinjam alturas entre 2,5 e 3 metros, com término do fenômeno esperado para as 6h de segunda-feira (5). A notificação foi emitida pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) com base em um aviso da Marinha do Brasil.
Este é o segundo aviso de ressaca em questão de dias. O alerta anterior, que começou às 12h da quarta-feira (31) e se estendeu até as 6h da quinta-feira (1º), mostrou o impacto do fenômeno, com ondas de até 2,5 metros. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros registrou 1.167 salvamentos nas praias da cidade.
Preparativos das Autoridades e Orientações à População
De acordo com o tenente-coronel Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, não há necessidade de um esquema especial para lidar com a nova ressaca, apesar do aumento de visitantes e moradores nas praias. Desde 19 de dezembro de 2025, a corporação tem atuado com um número maior de agentes na Operação Verão. “São mais de 5.400 serviços de guarda-vidas neste verão. Nossa equipe já está com a praia reforçada”, assegurou à Agência Brasil.
Contreiras ainda alertou para a necessidade de atenção em áreas fora das praias, como o muro dos pescadores no Leme, a Pedra do Arpoador e o Mirante do Leblon, locais que ficam isolados com fitas de segurança durante os alertas de ressaca. “Nossos guarda-vidas fazem o trabalho de sinalização para que as pessoas não se aproximem de áreas de risco”, completou.
Orientações do COR-Rio para Segurança da População
O COR-Rio reiterou as orientações para garantir a segurança da população durante este fenômeno. Banhos de mar e a prática de esportes aquáticos em condições de ressaca são altamente não recomendados. As pessoas devem evitar a permanência em mirantes ou locais próximos ao mar, e os pescadores não devem sair para navegar enquanto o alerta estiver ativo. O uso de bicicletas nas ciclovias também não é aconselhável, pois as ondas podem ultrapassar os calçadões.
Em caso de acidentes no mar, o COR-Rio orienta que as vítimas não sejam resgatadas de forma autônoma. A melhor conduta é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou os guarda-vidas presentes na praia.
Previsão do Tempo para o Fim de Semana
O Sistema Alerta Rio anunciou que neste sábado (3) o clima será influenciado por áreas de instabilidade e pela passagem de uma frente fria no oceano. A previsão inclui céu nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada durante a madrugada e pancadas de chuva a partir da tarde, acompanhadas por raios.
No domingo (4), o cenário deverá permanecer nublado, com chuvas em qualquer momento do dia. Os ventos deverão ser moderados, e as temperaturas tendem a cair. Em relação à segunda-feira (5) e terça-feira (6), a previsão é de continuar com variações na nebulosidade, mantendo um predomínio de céu nublado e chuvas fracas, que podem se intensificar ocasionalmente na segunda. Os ventos devem ser moderados também nesses dias.
