Comunidade Acadêmica Lamenta a Perda de Mel
No último domingo (21), a cadela Mel, que havia sido adotada pela comunidade acadêmica do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no campus Santo Antônio de Jesus, foi cruelmente morta a tiros nas proximidades da universidade. O corpo do animal foi encontrado na manhã de segunda-feira (22), chocando alunos e funcionários da instituição.
A Polícia Civil investiga o caso como maus-tratos, e o inquérito está sendo conduzido na 1ª Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus. Até a manhã de terça-feira (23), não havia registros de prisões relacionadas ao crime, que levanta questões alarmantes sobre a proteção dos animais na região.
A comunidade acadêmica utilizou suas redes sociais para expressar indignação e repúdio à brutalidade cometida contra Mel. Em uma nota oficial, o IFBA destacou que a violência contra animais é considerada crime segundo a legislação brasileira, além de representar uma séria violação dos princípios éticos e de respeito à vida que são defendidos pela instituição.
“O IFBA – Campus SAJ reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura que respeite, proteja e defenda os animais. Ressaltamos que estão sendo tomadas todas as providências necessárias junto aos órgãos competentes para que este caso seja apurado com seriedade. A Instituição se solidariza com todos que se sentiram impactados por esta tragédia e reforça a importância de denunciar qualquer forma de violência ou maus-tratos”, concluiu a nota.
O caso gerou um clamor entre os defensores dos direitos dos animais e traz à tona a necessidade de ações mais efetivas em prol da proteção animal. Além de sua importância enquanto membro da comunidade acadêmica, Mel se tornou um símbolo da luta contra a violência e maus-tratos, lembrando a todos que a vida deve ser respeitada em todas as suas formas.
