Excelência no Ensino de Medicina na Bahia
Os cursos de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus, e da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, destacam-se entre as quatro instituições públicas da Bahia que conquistaram a nota máxima (5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED 2025). Além dessas universidades, também se destacam a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com seu curso em Vitória da Conquista, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), situada em Paulo Afonso. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira, 19, pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS).
No total, 26 cursos de Medicina, tanto de instituições públicas quanto privadas, foram avaliados na Bahia. Os cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e da UESB, no Campus de Jequié, também tiveram desempenho satisfatório, alcançando a nota 4. O ENAMED 2025 contou com a participação de 351 cursos em sua análise.
Reconhecimento da Qualidade Educacional
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou que a nota máxima reflete a excelência dos cursos de Medicina nas universidades públicas estaduais. “A conquista da nota máxima no ENAMED 2025 é um reconhecimento do esforço e da dedicação das nossas instituições. É motivo de orgulho para a comunidade acadêmica e para o Estado da Bahia ver universidades como a UESB e a UESC se destacando na formação de médicos de alta qualidade. Este resultado não apenas valoriza os cursos de Medicina, mas também incentiva novos alunos a seguirem carreiras na área da Saúde com compromisso”, afirmou.
Alessandro Fernandes, reitor da UESC, ressaltou que o resultado é um reflexo da qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e dos contextos práticos oferecidos. “O novo formato do exame, que prioriza as competências profissionais e a integração entre teoria e prática, confere ainda mais importância ao desempenho que conseguimos, resultando na formação de médicos éticos e preparados para atuar no Sistema Único de Saúde,” destacou.
Compromisso com a Formação de Profissionais
Reginaldo Pereira, pró-reitor de graduação da UESB, enfatizou que as notas reafirmam o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e a formação de profissionais de alta qualidade. “Esse resultado é fruto do empenho da coordenação do curso, da dedicação dos alunos e da visão estratégica da gestão, que investe continuamente em qualidade, inovação e infraestrutura. Com essas notas, a UESB se consolida como uma referência na Educação Superior, promovendo melhorias contínuas na formação de profissionais que contribuam para a elevação da qualidade do atendimento à população”, afirmou.
Análise dos Resultados do ENAMED 2025
Segundo a análise apresentada, dentre os 304 cursos de Medicina de instituições de Ensino Superior públicas federais, estaduais e privadas que participaram do ENAMED, 204 (67,1%) obtiveram conceitos entre 3 e 5, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) conseguiram notas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nas faixas 1 e 2, resultando em que menos de 60% dos alunos demonstraram um desempenho considerado adequado. Esses cursos passarão por ações de supervisão por parte da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.
Estabelecido em abril de 2025, o ENAMED é uma versão adaptada do ENADE voltada para os concluintes do curso de Medicina, sendo obrigatório. Os resultados obtidos podem ser utilizados para entrada em programas de residência médica, que são unificados pelo MEC e organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, através do Exame Nacional de Residência (ENARE).
