Prontidão das Escolas e Inclusão de Alunos
As aulas da rede estadual de ensino em Feira de Santana estão agendadas para começar na próxima segunda-feira (9). De acordo com Ítalo Paim, o novo diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), todas as escolas já estão aptas para receber os estudantes e proporcionar um ambiente favorável para um ano letivo produtivo.
“Todas as escolas estão prontas e preparadas para a gente ter um ano letivo profícuo de diversas aprendizagens e de permanência qualificada de cada estudante na nossa rede estadual”, afirmou Paim ao Acorda Cidade. Atualmente, a rede estadual conta com aproximadamente 43 mil alunos matriculados em sua jurisdição.
O diretor ainda ressaltou que, embora o período formal de matrícula tenha chegado ao fim, o sistema permanecerá aberto para a inclusão de novos alunos ao longo do ano. “A gente tem continuidade até a penúltima unidade letiva. Então, a gente vai absorver mais estudantes nesse processo, se assim for a necessidade da rede. O que significa que ainda há vagas disponíveis para diversas modalidades, com destaque para a ampliação da educação em tempo integral”, explicou.
Resultados do Sisu e Iniciativas de Apoio
Em 2026, a Bahia se destacou como o terceiro estado com o maior número de estudantes aprovados pelo Sisu. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram um aumento de quase 7% em relação à pesquisa anterior. Paim celebrou esse avanço, mas também enfatizou a importância de continuar a incentivar a participação de alunos na universidade pública.
“Nós batemos um recorde neste ano. É um momento de comemoração nesse sentido, mas a gente sabe que muitos outros estudantes ainda podem ingressar. Então, nós temos várias ações preparatórias este ano para o fortalecimento do Enem, com articulação entre a Uefs e outros parceiros para a qualificação ao ensino superior”, comentou o diretor.
O Programa Férias na Escola
Outro destaque mencionado por Paim foi o programa Férias na Escola, promovido pela secretaria estadual, que contou com significativa adesão em Feira de Santana. “Tivemos 54 unidades escolares que participaram do Férias na Escola. Todas elas com vagas esgotadas para participação nesse período”, concluiu.
