Fardamento e Materiais Escolares para Todos
Em um esforço inédito, os alunos da rede pública municipal de Feira de Santana começarão o ano letivo de 2024 com fardamento completo, incluindo até mesmo tênis, e todo o material escolar necessário. A distribuição dos kits teve início na última quinta-feira (22), com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto.
A Prefeitura informou que todos os estudantes da rede municipal serão beneficiados com os kits, que estão sendo enviados para as 208 escolas da cidade. As aulas estão agendadas para começar no dia 3 de fevereiro, e a Secretaria de Educação espera atender cerca de 60 mil alunos, um número que pode sofrer alterações dependendo das confirmações de matrícula, que estão abertas até 28 de janeiro.
O secretário Pablo Roberto, em entrevista ao Acorda Cidade, destacou que o planejamento logístico para essa iniciativa teve início no segundo semestre de 2023, após as dificuldades enfrentadas no início do ano letivo anterior.
“Aquelas dificuldades que enfrentamos foram um aprendizado valioso. A Secretaria se organizou para superar os desafios e garantir que tudo estivesse pronto para o próximo ano. As licitações para aquisição dos materiais ocorreram em 2023, e começamos a receber os itens no final daquele ano. Hoje, estamos aqui apresentando essa conquista”, explicou.
A entrega dos kits será realizada ao longo de todo o mês de janeiro, visando proporcionar um início de aulas tranquilo para todos os alunos. O secretário enfatizou que os recursos foram alocados para atender toda a rede de ensino municipal.
“Nosso objetivo é que no dia 3 de fevereiro, quando o ano letivo começar, todas as crianças e adolescentes da nossa rede já estejam com seus materiais prontos”, afirmou.
Para a Secretaria de Educação, essa ação não só melhora as condições para o aprendizado, como também alivia o custo financeiro para as famílias.
“O impacto é indubitavelmente positivo. Do ponto de vista financeiro, a ajuda do governo evita que pais e responsáveis tenham que gastar com a compra de uniformes, tênis, mochilas e outros materiais. Neste ano, o único item que os alunos precisam trazer é a garrafinha de água e uma toalha, caso preferirem não usar os utensílios da escola. Todo o restante será fornecido gratuitamente pela Prefeitura”, destacou.
Além da distribuição dos materiais, a Secretaria de Educação adotou outras medidas para assegurar um começo de ano letivo organizado, como serviços de limpeza, pintura e capinação nas escolas, além da organização das equipes gestoras.
