Programa de Formação de Agentes Populares de Saúde
O Ministério da Saúde, em colaboração com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). O edital ficará disponível até o dia 18 de janeiro e tem como meta selecionar movimentos sociais para compor 450 turmas em 17 estados brasileiros.
Como parte da iniciativa, será oferecida uma bolsa mensal de R$ 2,5 mil para educadores e R$ 560 para educandos, com o intuito de auxiliar nas despesas de deslocamento e outras necessidades para a participação no curso. Cada turma contará com um educador e 20 alunos, o que possibilitará a capacitação de até 9 mil pessoas em todo o país.
De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, essa ação visa fortalecer a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, “o programa reforça a saúde e a participação popular como direitos fundamentais na construção do SUS, promovendo a mobilização de voluntários que atuam em suas comunidades para assegurar direitos sociais. Além disso, valoriza o conhecimento de mestres da cultura popular, incentivando práticas tradicionais de cuidado”.
A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, também ressaltou a importância da formação para a atuação nas comunidades e a defesa do SUS. “Com essa capacitação, preparamos indivíduos para atuar em suas comunidades, promovendo saúde, direitos e a defesa do SUS. É uma oportunidade de construir uma rede nacional de agentes comprometidos com a educação popular, o cuidado e a equidade no Sistema Único de Saúde”, afirmou.
