Evento Cultural em Praia do Forte
Amanhã, a partir das 15h30, o Espaço Baleia Jubarte, localizado em Praia do Forte, será palco do relançamento do livro “A Vida e a Saga de Garcia D’Ávila”, de Paulo Serra. A apresentação contará com a atmosfera contagiante da banda Skachalotes Reggae Blend, prometendo atrair um público diversificado em um dia dedicado à cultura.
O autor e cartunista Paulo Serra destaca que sua obra é um recurso educativo, apresentando, a cada página, elementos como cordéis e ilustrações para colorir, totalizando 130 imagens que incluem bandeiras, brasões e paisagens. A programação faz parte das Jubarte Sessions – Notas Culturais e traça a vida do colonizador Garcia D’Ávila, desde seu nascimento até sua morte, aos 81 anos.
A edição do livro foi realizada com base em valiosas pesquisas conduzidas pela professora Antonieta d’Aguiar Nunes, que é decana do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Paulo Serra, em seus comentários, enfatiza a importância histórica do castelo quinhentista medieval, um dos únicos três nas Américas, que se localiza em Praia do Forte.
O livro também serve como um guia para visitantes, esclarecendo a confusão comum entre o forte histórico e a praia, que possui um nome similar e frequentemente gera mal-entendidos entre os turistas. Com entrada franca, o evento é uma oportunidade para reunir a comunidade em prol do conhecimento e da convivência harmônica.
Em tempos acelerados, onde a atenção se dispersa rapidamente, a equipe editorial optou por um tempo estimado de leitura de 80 minutos, permitindo que os leitores absorvam a essência do conteúdo, incluindo explicações sobre a origem de termos como “Tatuapara”.
Samba no Tororó: Uma Nova Era para o Samba
Em outra celebração cultural, o grupo Samba de Farofa sairá do tradicional bairro do Tororó para animar a festa de Yemanjá no dia 2, com a concentração iniciando às 7h30 na quadra do Rio Vermelho. Essa apresentação busca revitalizar a essência do samba, que enfrentou um hiato de 50 anos desde o auge da escola Filhos do Tororó, considerada o berço desse estilo musical.
A professora e pesquisadora Rosa Demétria aponta a importância de resgatar a memória do samba, relembrando histórias de figuras icônicas como Valmir Lima, Nelson Rufino, Batatinha, Riachão, Tião Motorista, Ederaldo Gentil e Panela. Esse projeto é uma forma de homenagear e valorizar a rica tradição musical que caracteriza a cultura baiana.
Poucas & Boas: Destaques do Cenário Cultural
Na Bahia, a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário conclui hoje suas atividades no Centro de Convenções de Feira de Santana, reunindo 392 delegados de 27 territórios de identidade. Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência visa criar um Documento Final que servirá como base para políticas públicas estaduais e para a etapa nacional que ocorrerá em março.
Hoje também acontece em Ibotirama o segundo lançamento da Antologia Contemporânea de Cordelistas Baianos, na Praça do Calçadão, às 19h30. O evento, coordenado pelos organizadores Zeca Pereira e Cléber Eduão, contará com uma programação poético-musical com a presença de artistas como Eduão, Gerri Cunha, Danilo Ormonde, Ivan Carinhanha e Jarbas Essi. A expectativa é que outros cordelistas, como Alice Moraes e Chyco Leite do Tareco, também participem.
Por fim, a 30ª edição do “Vem Passarinhar Cumuru” será realizada hoje, encerrando a programação de passarinhadas de janeiro em Prado. O evento inclui uma ação de educação ambiental focada na observação de aves e no reconhecimento dos saberes tradicionais, proporcionando aos participantes uma experiência única na Floresta Atlântica e no Parque Nacional do Descobrimento. Inscrições são necessárias e o encontro será na praça central de Cumuruxatiba às 5h30.
