Uma Vida Dedicada à Educação
Na última quinta-feira, 25 de dezembro, a professora Maria José de Lima Silveira faleceu em Salvador, aos 83 anos. O corpo da educadora está sendo velado na Sala 08 do Cemitério Campo Santo, na capital baiana, onde o sepultamento ocorrerá às 10h, no mesmo local. A informação foi confirmada ao Acorda Cidade pelo ex-deputado federal Sérgio Barradas Carneiro.
Nascida em Baixa Grande, Maria José se mudou para Feira de Santana com o intuito de estudar, e, desde então, construiu uma trajetória significativa na educação da cidade. Seu trabalho foi reconhecido e valorizado, principalmente durante sua gestão como diretora da Escola Monteiro Lobato, a primeira escola em tempo integral da região, idealizada por sua mãe, Iêda Barradas Carneiro, que atuou como secretária de Educação do município.
Sérgio Carneiro recordou a trajetória de sua mãe ao lado de Maria José: “Quando minha mãe era responsável pela Educação em Feira, ela incluiu Zezé, como era conhecida, em um seleto grupo de educadoras, que também contava com Amália Passos, Yara Amorim e Neide Araújo. Minha mãe confiou a ela a direção da Monteiro Lobato, uma escola que foi projetada para ser referência na educação integral, no final da década de 1960”, destacou.
A trajetória profissional de Maria José foi marcada por importantes conquistas e uma influência que transcendeu a sala de aula. Após sua passagem pela direção da Escola Monteiro Lobato, Maria José continuou sua carreira ocupando cargos de destaque na diretoria regional de educação e, posteriormente, em funções administrativas no primeiro e segundo graus do Governo do Estado, sempre com o compromisso de promover uma educação de qualidade.
