Atrações e alegria no pré-carnaval maranhense
O domingo (1º) ensolarado na Avenida Litorânea transformou o Circuito Vem pro Mar em um verdadeiro mar de alegria. Aproximadamente 350 mil foliões aproveitaram o encantador cenário da orla de São Luís para curtir a animada programação pré-carnavalesca promovida pelo Governo do Estado, que teve como estrelas do dia os sucessos da Banda Eva e do cantor Léo Santana.
A festa teve início logo no começo da tarde, com os vibrantes sambas do grupo Feijoada Completa, seguidos pela irreverente Máquina de Descascar’Alho. O clima esquentou consideravelmente com a chegada da Banda Eva, que contagiou a multidão com seus clássicos do axé. A maratona musical continuou em alta com as apresentações de Thaís Moreno e do icônico Bicho Terra, alcançando um clímax eletrizante com o show de Léo Santana, que fez todos cantarem e dançarem.
Impacto econômico e reconhecimento nacional
O governador Carlos Brandão esteve presente e ressaltou o impacto positivo que a pré-temporada carnavalesca tem para o estado. Ele destacou a festa como uma estratégia vital para movimentar a economia local e gerar novas oportunidades de renda. “Estou muito feliz porque o nosso pré-carnaval está consolidado, inclusive na mídia nacional. Imagino o carnaval que virá, cheio de força, promovendo emprego e renda”, declarou.
A primeira-dama Larissa Brandão também comemorou o sucesso do evento, que se firmou como um item essencial no calendário turístico do Maranhão. “O carnaval do Maranhão já é uma grande festa, e o governo está reforçando essa experiência com segurança e acolhimento, para que todos possam se divertir com tranquilidade e alegria”, observou.
Artistas elogiam a recepção em São Luís
A energia contagiante do público maranhense foi um ponto alto destacado pelos artistas. Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva, e Léo Santana elogiaram a recepção calorosa e a beleza do circuito, expressando a alegria de estarem de volta a São Luís em um momento tão festivo.
“Creio que é minha primeira vez fazendo um percurso em cima de um trio elétrico aqui. Diversos artistas e amigos que passaram por aqui me deram um feedback incrível [dessa festa], e agora eu serei o próximo”, reforçou Léo Santana.
Estrutura de segurança robusta garantiu tranquilidade aos foliões
Para garantir que o público pudesse se concentrar apenas na diversão, uma estrutura de segurança foi cuidadosamente elaborada. Além do aumento no efetivo policial, o circuito do pré-carnaval maranhense contou com revistas pessoais nos acessos e nas ruas adjacentes; uso de drones; câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial e patrulhamento aéreo realizado por helicópteros do Centro Tático Aéreo. Esses recursos ampliaram a cobertura e a vigilância dos policiais em terra.
Com toda essa estrutura, a estudante Vanderlayne Lago, que participou da festa, não hesitou em dar nota máxima para a segurança. “O circuito está maravilhoso. Tem bastante polícia. A gente se sente muito mais segura para pular o carnaval”, avaliou.
Folia antecipada no Centro Histórico
A folia começou bem antes do domingo. Na sexta-feira (30), o Centro Histórico de São Luís já estava tomado pela ancestralidade de 14 blocos afros. Ao som dos tambores, o cortejo partiu da Praça Deodoro rumo à Praça Nauro Machado, colorindo as ruas com as apresentações de grupos como Abibimã, Abiyéyé Maylô, Africanidade, Akomabu, Aruanda, Aiyê Amadê, Didara, GDAM, Officina Affro, Okan Lumiar, Filhos do Rei Xangô, Juremê, Netos de Nanã e Afro Omnirá.
No sábado (31), o Circuito Vem pro Centro se destacou com palcos na Praça Nauro Machado, Praça do Reggae e Beco Catarina Mina. O público teve a oportunidade de conferir desde os blocos tradicionais, como Os Brasinhas, até o balanço do Marabloco e da cantora Regiane Araújo, mostrando que o pré-carnaval do Maranhão é um espaço para todos os ritmos e estilos.
