Capacitação de jovens no setor agro se destaca em Pimenta Bueno
PIMENTA BUENO — O agronegócio em Rondônia se revela como um setor promissor, especialmente para os jovens que buscam iniciar suas carreiras focadas no campo. Na última segunda-feira, 22, o governo estadual promoveu mais uma formatura de cursos técnicos de nível médio voltados ao agronegócio, oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A cerimônia ocorreu na unidade do Idep em Pimenta Bueno, mais especificamente no Centro Técnico de Educação Rural (Centec) Abaitará, onde 98 alunos concluíram suas aulas.
Os cursos contemplados na formatura foram:
- Técnico em Agronegócio
- Técnico em Zootecnia
- Técnico em Agropecuária
- Técnico em Agroecologia
O curso técnico de nível médio proporciona uma formação profissional que prepara os estudantes para o mercado de trabalho, mesclando teoria e prática. Essa qualificação pode ser realizada em três modalidades: integrada (concomitante às aulas do Ensino Médio na mesma escola), concomitante (cursos em instituições diferentes ao mesmo tempo) e subsequente (após a conclusão do Ensino Médio).
Durante a formatura, o governador Marcos Rocha destacou a importância da formação de novos técnicos agrícolas como parte das iniciativas do governo para fortalecer a cadeia produtiva do agronegócio. “Qualificar a mão de obra é essencial para o crescimento desse setor econômico em nosso estado, que se destaca cada vez mais no cenário nacional, especialmente com a promoção da Rondônia Rural Show Internacional, que é um dos maiores eventos agropecuários do Brasil”, afirmou.
Impulsionando Negócios Familiares no Agronegócio
A força que vem do campo tem atraído jovens para diversas oportunidades no agronegócio. João Victor dos Santos Facci, de 18 anos, residente em União Bandeirantes, no distrito de Porto Velho, optou pelo Curso Técnico em Agropecuária a fim de atuar na empresa de crédito rural da família. “Com a minha formação, agora vou assumir o cargo de gerente operacional do negócio familiar, que possui escritórios em Vista Alegre do Abunã, Extrema, União Bandeirantes, Seringueiras, Alto Alegre e Nova Dimensão”, compartilhou o recém-formado, reafirmando seu compromisso com o futuro da empresa.
No seu discurso de saudação aos formandos, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, elogiou o empenho da equipe do Centec Abaitará. “A equipe que atua nesta escola realiza um trabalho de excelência, sendo um modelo na região para a capacitação de mão de obra voltada ao agronegócio. Nossos alunos são exemplos de dedicação e merecem os investimentos que o governo de Rondônia tem feito para melhorar a educação profissional”, ressaltou.
Assim, a formação dos novos técnicos não apenas amplia as oportunidades no mercado, como também fortalece as bases do agronegócio em Rondônia, um setor essencial para a economia local e nacional.
