Estudos para a Implantação da Tarifa Zero
A tarifa zero volta a ser tema de discussão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Recentemente, uma proposta inovadora, que busca a realização de estudos técnicos detalhados para a implementação dessa política em todo o estado, foi apresentada à Casa. Esta iniciativa engloba os sistemas de transporte metropolitano, metroviário e aquaviário.
O projeto, de autoria do deputado estadual Hilton Coelho (PSol), solicita ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a elaboração imediata desses estudos. Coelho justificou a proposta destacando que “o aumento constante das tarifas afastam os usuários, compromete a qualidade do serviço e leva a população a depender de alternativas precárias”. Para ele, o transporte público deve ser considerado um direito social, e não uma mercadoria.
O texto da proposta abrange um exame detalhado dos custos efetivos do sistema, fontes alternativas de financiamento, integração entre os modais e os impactos sociais, econômicos e ambientais da política de tarifa zero. Experiências bem-sucedidas em mais de 110 municípios brasileiros provam que esse modelo é viável e proporciona benefícios claros, como o aumento no número de passageiros, melhoria na frota, geração de empregos e estímulo ao comércio local, além da redução da poluição e dos acidentes de trânsito.
Coelho enfatizou que “a Tarifa Zero amplia o acesso à cidade, assegura o direito de ir e vir, facilita a obtenção de serviços de saúde, educação e trabalho, além de movimentar a economia nos bairros mais vulneráveis. Trata-se de uma medida de justiça social”. A proposta ainda está sendo analisada, mas já provoca um debate quente entre os parlamentares e a sociedade civil, que esperam uma resposta positiva do governo.
