Ação de Saúde e Prevenção no Carnaval
Com uma proposta voltada para a saúde e a prevenção, os postos de testagem rápida para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), organizados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizaram mais de 24 mil exames durante o Carnaval. Essa iniciativa inclui a distribuição de 715 mil preservativos, parte da campanha #CamisinhaTáNaMão, executada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Nos quatro dias de festividade em Salvador, os estandes localizados na Barra e em Ondina efetuaram 16.705 testes. Os resultados foram preocupantes: 22 testes positivos para HIV, 285 para sífilis, 3 para hepatite B e 14 para hepatite C. Dos casos positivos em sífilis, 68 pessoas optaram por iniciar o tratamento imediatamente. Aqueles que testaram positivo para HIV foram prontamente encaminhados para uma consulta com um infectologista.
Testes em Brumado e Porto Seguro
Em Brumado, onde a festa durou três dias, foram realizados 3.876 testes, resultando em 51 casos de sífilis, com 9 pessoas iniciando o tratamento no local. Já em Porto Seguro, durante o mesmo período, foram feitos 3.056 testes, com 4 resultados positivos para HIV, 1 para hepatite C e 34 para sífilis, dos quais 11 pessoas iniciaram o tratamento de forma imediata.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca a importância da presença do Sistema Único de Saúde (SUS) em eventos de grande porte: “O SUS mostra mais uma vez sua força ao estar presente nos grandes eventos populares, garantindo que baianos e turistas tenham acesso a serviços essenciais de saúde, com qualidade, segurança e acolhimento. Identificar precocemente as Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental para interromper a cadeia de transmissão e assegurar o cuidado oportuno para quem precisa”.
Estratégias de Saúde durante o Carnaval
A ação, que neste ano também ocorreu nos municípios de Itabuna e Juazeiro, faz parte de um conjunto de estratégias do Governo do Estado voltadas para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado em saúde durante grandes eventos populares. O objetivo é garantir um acesso gratuito, sigiloso e seguro aos serviços de saúde tanto para a população local quanto para os visitantes.
Locais de Testagem para ISTs
Os postos de testagem para ISTs na capital e no interior da Bahia funcionaram em diferentes locais:
- Salvador (Circuito Barra/Ondina):
Barra: Av. Centenário, s/n (Canteiro central, em frente à Droga Raia). Disponível de 12 a 17 de fevereiro. - Ondina: Av. Milton Santos, nº 483 (Em frente ao portão de acesso da UFBA). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.
- Porto Seguro:
Av. Portugal, 150, Centro (Passarela da Cultura). Disponível de 13 a 17 de fevereiro. - Brumado:
Praça Armindo de Azevedo, nº 430, Centro. Disponível de 13 a 17 de fevereiro.
