Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado
A Prefeitura de Boa Vista, em colaboração com o Ministério da Saúde (MS), lançou na última sexta-feira, 16, uma iniciativa que visa aumentar o acesso das mulheres a serviços de saúde especializados. A apresentação ocorreu no Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM) e introduziu a Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher, parte do programa “Agora Tem Especialistas” do Governo Federal. Essa ação é uma resposta à necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir que mais mulheres tenham acesso a consultas, exames, cirurgias e tratamentos adequados.
A nova unidade móvel oferece uma gama diversificada de serviços, que incluem consultas ginecológicas e de mastologia, além de biópsias, mamografias, ultrassonografias e teleconsultas. Com uma previsão inicial de permanência no CPCOM de 30 dias, essa unidade poderá ser prorrogada por igual período, dependendo da demanda. De acordo com Mareny Damasceno, secretária-adjunta de Saúde, a unidade móvel complementa os esforços já realizados pela prefeitura na área de saúde da mulher.
“Desde 2016, o CPCOM tem atendido anualmente mais de 5 mil mulheres, com um enfoque especial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. As Carretas da Mulher já realizam um trabalho itinerante, oferecendo serviços semelhantes em diferentes regiões do município. Agora, essa nova carreta do MS vem para fortalecer ainda mais essa rede e ajudar a minimizar as filas do SUS”, destacou Damasceno.
Redução de Filas e Melhorias no Atendimento
Assim como as Carretas da Mulher promovidas pela prefeitura, a nova unidade móvel do MS também se conecta às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a realização da consulta, as pacientes são agendadas e direcionadas para a regulação estadual, o setor responsável por encaminhar cada paciente às unidades especializadas. Andréa Maia, superintendente do MS em Roraima, enfatizou a importância dessa regulação.
“A comunicação sobre a regulação é feita por telefone ou mensagem, informando data e horário do atendimento. Para que possamos reduzir ainda mais as filas e o tempo de espera, pedimos que as mulheres que estão na fila fiquem atentas ao celular”, afirmou Andréa.
Esse novo sistema já trouxe resultados positivos. A servidora Ana Paula Gauger, que estava aguardando por um exame, compartilhou sua experiência. “Na última terça-feira, 13, recebi a ligação da equipe e, ao chegar, percebi que não era apenas para um exame. Já fui atendida pela médica. O atendimento foi excelente, a equipe é muito prestativa e tranquilizadora. Recomendo! É fundamental que toda mulher busque o cuidado que merece e precisa”, disse Ana Paula.
Essa parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Ministério da Saúde representa um avanço significativo na atenção à saúde da mulher, garantindo que serviços essenciais cheguem a quem mais precisa. A expectativa é que, com essa nova iniciativa, mais mulheres tenham acesso a cuidados adequados e eficazes, contribuindo para a melhoria da saúde pública na região.
