Movimento Político Ganha Força
Recentemente, o nome do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), voltou a ser fortemente cogitado para a candidatura a vice na chapa de ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo Governo da Bahia, em um cenário que remete a 2022. Esse movimento ganhou força nas últimas semanas, impulsionado por conversas entre interlocutores de Neto e Zé Ronaldo, que visam sondar sua disposição em aceitar um eventual convite.
De acordo com informações do site Política Livre, a possibilidade de Zé Ronaldo se juntar à chapa é vista com entusiasmo e expectativa no seio da oposição. O prefeito feirense é amplamente aceito no grupo e considerado uma figura importante para unir forças políticas no interior da Bahia, uma região onde Neto ainda precisa avançar, segundo as próprias avaliações de seus opositores. “Zé Ronaldo traria uma credibilidade adicional à chapa no interior”, destacou um parlamentar que preferiu não se identificar.
A composição entre os dois líderes políticos também seria, conforme mencionado por um aliado próximo, uma espécie de “conserto histórico”, especialmente diante do que ocorreu em 2022, quando Zé Ronaldo foi retirado da corrida para a vice, sendo substituído pela empresária Ana Coelho, em uma decisão que aconteceu em um momento bastante crítico.
Naquela ocasião, mesmo com as tentativas de se formar uma chapa chamada de “pão com pão”, Zé Ronaldo contava com prestígio suficiente para a posição. Essa decisão acabou causando um desgaste considerável na relação entre Neto e Ronaldo, ao ponto de, no segundo turno, o Partido dos Trabalhadores (PT) ter buscado o apoio do prefeito de Feira de Santana.
Histórico de Relações e Novas Perspectivas
Além disso, vale lembrar que em 2018, Zé Ronaldo foi “lançado ao sacrifício” como candidato ao Governo da Bahia, também em um momento delicado, depois que ACM Neto, então prefeito de Salvador, decidiu não se candidatar ao Palácio de Ondina e optar por completar seu mandato. Naquela época, Zé Ronaldo, que também era prefeito de Feira de Santana, deixou seu cargo para se lançar na disputa estadual, mas acabou sendo derrotado pelo então governador Rui Costa (PT), que foi reeleito com uma expressiva margem de mais de 70% dos votos.
Desde então, gestos de reaproximação entre Zé Ronaldo e ACM Neto têm se intensificado. Na eleição municipal de 2024, por exemplo, Neto teve um papel ativo na campanha de reeleição de Zé Ronaldo para a prefeitura de Feira de Santana. Recentemente, também apoiou a ascensão de um aliado do prefeito à direção do União Brasil Jovem, um movimento visto como parte de um esforço contínuo de fortalecimento das relações entre eles.
Possíveis Consequências da Aliança
Se a aliança de fato se concretizar, pode significar o fim das especulações sobre a possibilidade de o PT ainda considerar Zé Ronaldo como um aliado eleitoral. O movimento político também indica uma nova fase na política baiana, com a possibilidade de um fortalecimento na oposição ao governo atual. O alinhamento de Zé Ronaldo com ACM Neto poderia não apenas reforçar a chapa, mas também ampliar as chances da oposição em uma disputa que promete ser acirrada.
Com tudo isso em vista, o cenário político da Bahia começa a se moldar, e a expectativa é que novos desdobramentos ocorram à medida que as negociações avancem e o prazo para as eleições se aproxime.
