Fortalecimento da Produção Nacional de Medicamentos Biológicos
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, esteve ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma agenda técnica na Índia, com o objetivo de impulsionar a produção nacional de medicamentos biológicos e ampliar o acesso a terapias de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS). Na última quinta-feira (19), a comitiva visitou a Biocon Biologics Limited, uma das principais empresas do setor global de medicamentos biológicos, com o intuito de conhecer a planta industrial e os processos relacionados ao pertuzumabe, um medicamento indicado para o tratamento do câncer de mama. Esse fármaco faz parte das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) aprovadas pelo Ministério da Saúde.
Durante a visita à Biocon, localizada em Bengaluru, o foco foi a etapa técnica que precede a transferência de tecnologia para a produção do medicamento no Brasil, em parceria com a Bahiafarma e a Bionovis, uma empresa nacional selecionada em chamada pública para atuar como parceira privada nesse processo de internalização e nacionalização da produção de biológicos.
“A missão busca garantir a soberania sanitária: produzir mais no Brasil, reduzir vulnerabilidades e ampliar o acesso da população a tratamentos modernos, especialmente na oncologia. Ver a operação industrial e discutir as diretrizes para a transferência de tecnologia integra o trabalho que transforma estratégia em resultados concretos”, ressaltou Roberta Santana.
