Compromisso com a Saúde Durante o Carnaval
No Carnaval de 2026, o Ministério da Saúde intensifica a campanha em prol do uso de preservativos e métodos de prevenção durante todo o ano. Com o lema “Carnaval com prevenção. Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil ao seu lado”, a ação é estrelada pela cantora Gaby Amarantos, que busca engajar especialmente os jovens e jovens adultos nessa importante prática de saúde.
Nos últimos três meses, foram distribuídos cerca de 138 milhões de preservativos aos estados para reforçar os estoques durante o período carnavalesco. Essa distribuição inclui as novas versões que foram integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025: os preservativos texturizados (TEX) e ultrafinos (SENSI). Essas inovações são uma estratégia para incentivar o aumento do uso do preservativo, que é essencial na prevenção de infecções como HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de evitar gestações indesejadas.
Este ano marca a estreia dos novos modelos de camisinha em campanhas de carnaval. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “é alarmante que 60% da população ainda não utilize preservativos nas relações sexuais. Nossa meta é disponibilizar o máximo de recursos pelo SUS para incentivar seu uso, uma vez que isso previne doenças e protege nossa população”.
